Quando vamos contratar um serviço ou então comprar algo temos pela menos duas opções, à mais econômica e a mais cara, porém nem sempre o mais barato é realmeeeente mais barato. Para o site da sua empresa vale a mesma regra, entenda agora a diferença entre um site amador e um profissional.

Existem dois tipos de sites amadores, aqueles que são feitos através de plataformas gratuitas ou com um baixo custo mensal como Wix ou aquele velho primo que diz que sabe criar sites, e até cria, porém com um design da década passada.

Antes de criar um site deve-se ter em mente qual seu objetivo com ele? Você quer trabalhar o marketing da sua empresa? Quer gerar vendas através dele? Quer que ele seja apenas algo institucional e formalizado?

Dado o objetivo, deve-se ter em mente a seguinte questão: o seu site está aberto e pode ser achado através do Google, caso seja um site amador, sua empresa poderá passar uma imagem que não condiz com seu produto ou serviço. A não ser que o seu produto/serviço sejam amadores. Não estou dizendo para contratar um site de alguma agência que cobra R$7.000,00 em um site institucional, mas sim pesquisar empresas do meio, profissionais da área e pedir seu portfólio para ver se os sites realmente são profissionais e condizem com o valor cobrado.

A diferença entre um site profissional e um site amador:

O site amador lhe proporciona uma maior autonomia obviamente, mas será que ela é realmente vantajosa? As vezes, para você realizar algo simples leva mais tempo do que solicitar a empresa que contratou para desenvolver seu site.

O site profissional lhe proporciona mudanças. Imagine que você tem um escritório de contabilidade, e por motivos de querer cortar custos você quer disponibilizar os documentos para seus clientes através de um sistema de login do seu site. Caso essa situação ocorresse, as ferramentas de criação de site não disponibilizam desse sistema, e não pode ser implementado porque teria que mexer em toda estrutura do sistema interno deles, se precisasse de fato fazer isso, teria que contratar uma empresa para desenvolver um novo site por causa disso. Já com seu site próprio e profissional, bastaria apenas entrar em contato com a empresa contratada e solicitar.

O site profissional você pode implementar recursos que deseja ou que viu em outro site e podem ser úteis para você, além de que ele será 100% pensado para o seu negócio, necessidade e preparado para cumprir seu objetivo como site. Na grande maioria das vezes serão desenvolvidos com tecnologias que tendem a lhe trazer ótimos resultados em questão de tráfego/exposição em buscas o que é um tanto quanto difícil se obter através das ferramentas como Wix.

O que você acharia de uma empresa que está negociando uma consultoria financeira mas ao enviar o e-mail percebe que ele é o seguinte: consultor@wix.com.br, acredito que não lhe passe uma confiança ou um profissionalismo à altura que procura, certo? Pois bem, o site profissional lhe proporciona isso, é mais do que seu direito um e-mail que seja seunome@nomedasuaempresa.com.br.

Caso você queira ter algum tipo de retorno com seu site, provavelmente precisará ou criar conteúdos ou divulgá-lo, através do Google Ads, Facebook Ads e etc. E caso queira fazer isso com uma agência de marketing, com profissionais, será necessário um site profissional, isso porque precisarão serem feitas uma série de configurações e ajustes para que seja extraído o máximo de resultado possível.

Em resumo, o site profissional vai ser entregue à você, sendo um site independente de plataforma automatizada é possível fazer dezenas de coisas à mais que não seria possível em uma plataforma que possui a própria linguagem e somente ela, o que dificulta caso seja necessário o uso de ferramentas externas para melhorias e resultados.

Lembre-se do ditado, o barato sai caro, não faça dois sites ou pague ferramenta para depois ter que cancelar para ai sim fazer um site profissional, fale com a Site do Zero, podemos ajudar você.